Início

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Mundo gay está representado no Festival do Rio


A homossexualidade é a temática principal de 15 dos mais de 300 filmes exibidos no Festival de Cinema do Rio de Janeiro 2010 em uma mostra dedicada a uma questão que ainda desperta polêmica no mundo todo.

A programação "Mundo Gay", oferecida anualmente no maior evento cinematográfico de Rio, conta com oito longas sobre as vidas, profissões, relações e dificuldades enfrentadas por este universo.

"A mostra busca destacar anualmente a produção de filmes gays com poucas oportunidades de chegar ao circuito comercial", explicaram os organizadores do evento, que começou no dia 23 de setembro e terminará na próxima quinta-feira.

A Itália, país onde os vínculos com o Vaticano influenciam na aceitação social dos homossexuais e que, no ano passado, registrou vários ataques homófobicos, está presente este ano com três produções.

Com o objetivo de diminuir a ignorância frente a este grupo, o cineasta italiano Stefano Consiglio entrevistou nove casais homossexuais europeus para o documentário "O Amor, e Basta", que conta com naturalidade as relações e, em alguns casos, a frustração por não poderem se casar, como é o caso na Itália.

De tom mais leve, "BearCity", do americano Douglas Langway retrata uma divertida visão das relações entre os "gordinhos e peludos", que buscam o amor e o compromisso na cidade de Nova York.

Com filmes como este os organizadores do festival promovem a diversidade de estilos na mostra, que conta com documentários filmes, dramas e comédias. "Apesar do tema, a seleção 'Mundo Gay' e as demais obras que abordam a homossexualidade não se dirigem a um nicho específico, mas a todo o público do festival", informa a página oficial do evento.

Além das oito fitas da mostra, outros sete filmes que tratam do tema estão em exibição no festival brasileiro, país que, aparentemente, é aberto à homossexualidade, mas que ainda não legalizou o matrimônio entre casais do mesmo sexo.

O brasileiro Marcelo Laffitte exibirá "Elvis & Madona", que retrata uma polêmica, mas moderna, história de amor entre uma lésbica e um transexual que adotam os nomes das estrelas do rock e do pop. "Após cinco minutos de projeção, se esquece totalmente que os personagens são uma lésbica e um travesti. O mais interessante é a história de amor humana, verdadeira e divertida que conta", disse Lafitte.

Argentina, França e China também estão representadas nas exibições de temática homossexual do festival, que fechará suas salas no dia 7 de outubro.

Fonte: G1

0 comentários: