Início

domingo, 21 de março de 2010

Google de Portugal considera os termos Gay, Lésbica e derivados como palavrões no campo de pesquisa


Ativistas LGBT de Portugal denunciaram a prática discriminatória na página do Google daquele país. Na opção “pesquisa”, quando se digita uma palavra, o Google sugere uma lista de termos e até expressões completas, como “casamento gay”, por exemplo.

A censura segue para as palavras com o sufixo “homo”, como “homossexual”, “homossexualidade”, “homoafetividade”, entre outras. Com este sufixo o Google só sugere pesquisa para o significado do termo “homofóbico”.

Segundo a diretoria do Google, o programa Suggest, que sugere as expressões a serem pesquisadas, utiliza informação sobre a popularidade global de várias [palavras] pesquisadas para hierarquizar as sugestões apresentadas.

"Uma palavra completa digitada na caixa de pesquisa que não devolve nenhuma sugestão relaciona-se com o número de pesquisas dos utilizadores e respectiva popularidade dessa palavra seguida [de] mais qualquer outra palavra", disse a empresa americana. No entanto, as palavras ofensivas para os LGBT são sugeridas pelo site.

Fonte: Mundo Mais

0 comentários: