Início

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

HIV pode ser erradicado em 40 anos afirmam cientistas


Tratar todas as pessoas portadoras do HIV com medicamentos antirretrovirais pode erradicar a epidemia mundial de Aids até 2050 afirmam cientistas. Para o pesquisador Brian Williams, do South African Centre for Epidemiological Modelling and Analysis, o uso de antirretrovirais de forma eficiente pode conter o contágio em alguns anos.Um programa agressivo com indicação dessas drogas para todas as pessoas infectadas com o vírus da doença, que mata dois milhões de pessoas no mundo todos os anos, poderia acabar com novas infecções em cinco anos, levando em conta que os antirretrovirais no mercado são muito eficazes e produzem poucos efeitos colaterais.

O problema é utilizar apenas para salvar a vida das pessoas infectadas e não para frear a pandemia disse Williams, no Congresso anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS) em San Diego, na Califórnia. Williams comentou também que, tomados de maneira regular, os antirretrovirais permitem reduzir a concentração do vírus HIV no sangue em dez mil vezes. “Esta forte redução da carga viral faz com que as pessoas sejam 20 vezes menos contagiosas, o que é suficiente para conter a transmissão do vírus”, explica o cientista.Desta forma, seria possível reduzir a mortalidade em quase 95% até 2015, o que resultaria em uma prevalência quase nula até 2050. Williams faz parte de um crescente grupo de especialistas que acredita que as drogas anti-HIV são provavelmente a melhor esperança para prevenir e até mesmo eliminar a disseminação da Aids, em vez de esperar o desenvolvimento de uma vacina eficaz ou depender exclusivamente de pessoas que mudam o seu comportamento sexual e estilo de vida.

A proposta será testada no ano que vem, com o início de um estudo clínico controlado envolvendo milhares de pessoas que vivem em uma parte da África do Sul com uma alta incidência de HIV e Aids. A pesquisa será seguida por ensaios semelhantes nos Estados Unidos, onde o índice de infecção por HIV é muito alto em algumas comunidades.


Fonte: Revista Lado A

0 comentários: