Início

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Cidade do México aprova casamento e adoção gay


Por 39 votos a favor, 20 contra e cinco abstenções, a Câmara de Vereadores da Cidade do México, que já permitia a parceria civil de pessoas do mesmo sexo, aprovou um projeto de lei que iguala os direitos de casais gays e héteros nesta segunda-feira, dia 21.
Com o projeto e a derrubada de uma lei que limitava a adoção, os direitos equivalentes a casais gays são os mesmos que os concedidos aos casais heterossexuais. É a primeira lei municipal que iguala todos os direitos dos casais homosssexuais na América Latina. Uruguai, Colômbia, Buenos Aires, Cidade do México e no estado mexicano de Coahuila (norte) já reconhecem as uniões do mesmo sexo.
Foram três horas de discussão forte e oposição do conservador Partido Ação Nacional (PAN). "Durante séculos, leis injustas proibiram casais formados por brancos e negros ou índios e europeus (...) mas hoje todas estas barreiras desapareceram", lembrou o deputado Víctor Romo, do esquerdista Partido da Revolução Democrática (PRD). A lei começa a valer após 45 dias.

0 comentários: