Início

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Cardeal que afirmou que gays não vão para o Céu é repreendido pelo Vaticano


O cardeal mexicano aposentado Javier Barragan afirmou no site pontifex.roma.it, na semana passada, que transexuais e homossexuais não entrariam no Reino dos Céus, baseando-se em uma epístola de São Paulo, e afirmou ainda que ninguém nasce homossexual, que seria algo causado por má formação da dignidade durante a adolescência, entre outras palavras agressivas. Suas declarações foram contestadas ontem pelo Vaticano e por organizações de direitos dos homossexuais.
O Vaticano tirou o crédito das declarações, por meio de uma rara manifestação do porta-voz oficial. Federico Lombardi afirmou que o site ou o cardeal aposentado não são autoridades para expressar o pensamento católico. Oficialmente, afirmou ele, que atos homossexuais podem ser um distúrbio, mas reconheceu a existência da homossexualidade inata e pediu respeito aos homossexuais.
Já Aurelio Mancuso, presidente da Arcigay, maior rede de defesa dos homossexuais do país, chamou as declarações de Barragan de "ridículas teorias sobre a sexualidade e a dignidade das pessoas".

0 comentários: