Início

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

2011 Enquanto Globo veta beijo gay, “Ti-Ti-Ti” avança no debate do tema


Na mesma semana em que se tornou conhecida a posição oficial da Globo, de veto, a cenas de beijo entre homossexuais em suas novelas e seriados, dois personagens da comédia “Ti-Ti-Ti”, Thales e Julinho, protagonizaram um raro – e sério – diálogo na televisão: “Eu estou apaixonado por você”, disse o primeiro.

A cena foi exibida no sábado e teve continuação na segunda-feira. “Eu nunca senti isso por ninguém”, disse Thales. “Você vai me assumir?”, questionou Julinho. “A gente vai namorar? Vamos ao cinema de mãos dadas?”

Em outra cena, Thales confessou a Jaqueline, com quem mantém um casamento de fachada, que está apaixonado. “Quem é ela?”, perguntou Jaque. “Não é ela”, ele respondeu. “Thales, você é gay?!”, completou a mulher.

Deve-se a Maria Adelaide Amaral a ousadia. Sua “Ti-Ti-Ti” é uma adaptação de duas novelas de Cassiano Gabus Mendes, exibidas na década de 80 – a própria “Ti-Ti-Ti” e “Plumas e Paetês”. Desta segunda, foram incorporados dois núcleos, incluindo o da personagem Marcela (agora vivida por Isis Valverde).

Na trama original, o personagem Osmar, amigo de Marcela, vivido por Stepan Nercessian, era heterossexual e tinha uma noiva. No remake, Osmar foi vivido por Gustavo Leão e era gay, companheiro do cabeleireiro Julinho (André Arteche).

O personagem Osmar morre logo no início da trama, mas a tempo de fazer várias demonstrações de carinho pelo namorado, em Belo Horizonte. Na mudança para São Paulo, Julinho trata abertamente da sua homossexualidade com a amiga Marcela e tem algumas decepções amorosas, até encontrar o surfista Thales (Armando Babaioff)

É interessante observar que Maria Adelaide Amaral tem dado ao personagem Julinho um tratamento sério, que destoa do clima geral de escracho de “Ti-Ti-Ti”. Se a comunidade gay lamentou a posição da Globo, para quem não cabe à emissora “promover institucionalmente o beijo gay”, tem motivos para estar satisfeita com a forma como a novela das 7 tem tratado um tema tão polêmico.

Normas para comentários: Os comentários no blog são moderados previamente. Pode criticar a vontade, inclusive o blogueiro. Veto textos com acusações sem provas e ofensas, seja a pessoas citadas ou a outros comentaristas. Também não aceito textos escritos em maiúsculas (caixa alta) ou com links. Palavrões pesados e grosserias serão vetados.

Fonte: UOL

2 comentários:

Anônimo disse...

Faz pelo menos uns 5 anos que não acompanho nenhuma novela, mas esse caso do Thales e do Julinho achei tão sincero e bem roterizado que não perco mais a novela por causa deles.
Infelizmente a hipocrisia dos anunciantes da globo forçam a emissora a não avançar em certas questões e principalmente mostrar o tão polêmico e desejado beijo gay.
Eu sou publicitário e sei como é esse tipo de pressão.
Mas de fato ver os dois é uma delicia imperdivel.
PARABÉNS PELO EXCELENTE BLOG.

Anônimo disse...

nossa vc andava meio sumido né... eu adoro essa novela e posso falar que é justamente por que a autora esta sabendo trabalhar a sexualidade do personagem sem rotula-lo pejorativamente... o André esta fantastico, no inicio fiquei com receio pois achei que eles iriam explorar um lado errado (quando ele se interesou pelo Dr. Eduardo, pensei pronto a Globo vai mostrar que todo gay gosta de "transforar homens em gay) mas ainda bem que estava engada... bem adoro o seu blog vejo sempre bjão