Início

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Primeiro Plano exibe filmes com temática gay


A temática gay integra as produções exibidas na nona edição do Primeiro Plano Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades. São três filmes, em diferentes sessões, trazendo abordagens sobre o assunto. O festival acontece entre os próximos dias 16 e 21, no Espaço Alameda de Cinema, em Juiz de Fora (MG). O evento reúne cineastas estreantes de todo o Brasil e da Argentina.

Logo na abertura do festival, na próxima terça-feira, será exibida a comédia romântica “Elvis & Madona” (Brasil, 35mm, Cor, 2010, 101 min.), de Marcelo Laffitte. O filme conta a história de um encontro inusitado entre a motociclista Elvis (Simone Spoladore) e o travesti Madona (Igor Cotrim), o qual desencadeia em uma divertida história de amor. O longa foi contemplado, este ano, com os prêmios de melhor filme do Festival de Cinema Brasileiro de Paris pelo júri popular e melhor roteiro no Festival do Rio.

Entre os filmes da mostra competitiva regional, há o curta “Dress as a Girl”, (Juiz de Fora – MG, Digital, Cor, 2010, 12 min.), dirigido por Janaina Morais, Mariana Lavorato e Ludimilla Fonseca. O documentário, que é exibido na sessão de quarta-feira, mostra quatro amigos enquanto acompanham um concurso de drag queens e acabam fazendo descobertas por trás do glamour.

Na quinta-feira, o público assiste à estreia do documentário ‘Rainhas’ (Rio de Janeiro – RJ, Digital, Cor, 2008, 71 min.), de Fernanda Tornaghi e Ricardo Bruno. O filme traz a história do cabeleireiro Fábio, em busca do título no concurso Miss Brasil Gay, além dos bastidores da competição e as histórias dos participantes. A obra foi eleita melhor longa-metragem no 8º Cine Fest Petrobras Brasil, em Nova York, pelo júri popular, este ano.

O Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades é aprovado nas leis estadual e federal de incentivo à cultura e é uma realização do Luzes da Cidade - Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais. A edição 2010 do festival tem o patrocínio da MRS Logística e da Cemig, além do co-patrocínio da Prefeitura de Juiz de Fora e do Fundo Nacional de Cultura.

A programação do festival está disponível no site www.primeiroplano.art.br.

0 comentários: