Início

sábado, 31 de julho de 2010

Milhares de atletas celebram os Gay Games em Colônia


Pela primeira vez, a Alemanha recebe os Gay Games – os jogos olímpicos do universo homossexual. A cidade de Colônia vai hospedar os 10 mil atletas de 70 países para o torneio, que começa neste sábado (31/07).
A abertura do evento será feita por Guido Westerwelle, ministro alemão de Relações Exteriores e patrono dos jogos. "É a primeira vez que participo, e me alegra, naturalmente, o fato da competição acontecer na região do Reno, de onde vim", comenta Westerwelle.
Os Gay Games são disputados em 35 modalidades esportivas durante uma semana de competição. Eles acontecem a cada quatro anos. O evento prega a tolerância: heterossexuais são bem-vindos. A organização aguarda a presença de mais de um milhão de espectadores.
"Além do grande evento esportivo, queremos enviar um sinal à sociedade. Nós queremos mostrar que a exclusão de gays e lésbicas deve acabar", disse o presidente dos jogos, Michael Lohaus.


Cartaz anuncia a competição em Colônia

Mattew Mitcham, australiano que levou o ouro olímpico no salto ornamental nos Jogos de Pequim, em 2008, também participará do evento – o atleta revelou sua homossexualidade depois de ganhar a medalha.
A cidade de Colônia abriga o SC Janus, o maior clube esportivo de gays e lésbicas da Europa. "É uma cidade tradicionalmente tolerante e aberta. O evento pode fazer uma contribuição importante para fortalecer a aceitação social do estilo de vida de pares do mesmo sexo", diz o prefeito, Jürgen Roters.
Fonte: dw-world.de

0 comentários: