Início

terça-feira, 27 de julho de 2010

93% dos torcedores britânicos não se importam com gays no futebol


A nova geração de torcedores britânicos é mais tolerante com jogadores homossexuais. Pelo menos é o que revela uma pesquisa online realizada pela Universidade de Staffordshire (Inglaterra).

Com a supervisão de Elis Caschmore, professor de cultura, mídia e esportes, e Jamie Cleland, especialista em sociologia, duas mil pessoas participaram da enquete e 93% disseram que não há espaço para a homofobia no futebol. Apenas 7% admitiram ser contra gays.

“Por muito tempo, os torcedores foram caracterizados como se fossem Neandertais, o tipo de macho primitivo que acredita que a homossexualidade ainda é um tabu. Na verdade, eles mudaram”, disse Cashmore.

Segundo o professor, a pesquisa apontou que os torcedores acham que existem jogadores gays no esporte, mas que isso não faz diferença na torcida. “Temos uma nova geração de fãs, e incluo técnicos e jogadores nisso. Eles não se importam tanto com a orientação sexual de alguém. Claro, os atletas convivem com um pesado legado. Seria bastante difícil um jogador assumir ser homossexual no auge de sua carreira”, completou.

Na Inglaterra apenas um jogador assumiu a homossexualidade – Justin Fashanu – que cometeu suicídio em 1998, aos 37 anos.

Fonte: Mix Brasil

0 comentários: