Início

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Grupo Gay da Bahia divulga a lista dos simpatizantes e dos inimigos dos homossexuais brasileiros

O Grupo Gay da Bahia (GGB) divulgou nesta quinta-feira, 22, a lista dos agraciados da 20ª edição do Oscar Gay 2009/2010, com o Troféu Triângulo Rosa, e também com a lista dos famigerados nada simpatizantes com o Troféu Pau de Sebo.
Dividido em várias categorias, o Oscar Gay visa a estimular autoridades governamentais e personalidades artísticas a apoiar a causa LGBT. Do mesmo modo, tem como objetivo denunciar atitudes homofóbicas de instituições e de pessoas que corroboram para a discriminação dos LGBT no Brasil.
Neste ano, aparecem na lista dos simpatizantes nomes como os dos cantores Roberto Carlos e Wando, que defenderam a união civil entre pessoas do mesmo sexo, o cartunista Maurício de Souza, por inserir personagens homossexuais na versão teen da Turma da Mônica, além da procuradora-geral da República Deborah Duprat por defender a união civil e o nome social de transexuais e travestis na sua rápida passagem pelo órgão.

TROFÉU TRIANGULO ROSA PARA OS AMIGOS DOS GAYS :


1. ARTISTAS: Cantor Roberto Carlos, por declarar-se favorável ao casamento gay: "Todo mundo tem direito à felicidade, desde que não interfira na dos outros. Sendo assim, não há problema"; Cantor Wando, por declarar-se a favor do casamento e adoção homossexual, e pela música homoafetiva "Emoções"; Cantor Jeff Moraes, gospel carioca da Igreja Cristã Contemporânea, pela sua defesa dos direitos humanos dos homossexuais; Cineasta Aluízio Abranches, autor do filme Do Começo ao Fim, pela maneira delicada e positiva como tratou o amor homossexual; Padre cantor Fábio de Melo, da TV Canção Nova, por aconselhar esperança a um jovem gay que queria se matar e pela denúncia ao "moralismo cego, que nos impede de ver o outro"; Programa Troca de Famílias, (Redee-Record), por exibir uma família que aceita com naturalidade um filho gay adolescente; Grêmio Recreativo Arco-Íris, (SP), por ser a primeira escola de samba gay a desfilar na avenida; Escola de Samba Imperatriz do Forte, (Vitória, ES), por autorizar travesti ser porta bandeira.


2. MIDIA: Cartunista Maurício de Sousa, por criar personagem gay "Caio" na revista Tina (Mônica); Escritor paulista Antonio Prata, pelo artigo criticando os blogs e sites evangélicos radicais ofensivos à dignidade dos homossexuais; Jornalista Mahomed Saigg, do jornal O Dia (RJ), pela matéria sobre a influência da homofobia no abandono escolar de jovens LGBT; Arnaldo Jabor, pelo artigo crítico ao governador Roberto Requião (PMDB/PR) quando ridicularizou os homossexuais; Jornal O Dia, (RJ), pelos artigos de opinião favoráveis aos direitos humanos dos homossexuais; Folha de S. Paulo, pelo editorial Uma Questão de Justiça, em defesa da cidadania LGBT; Sony Entertainment Television e Universal Channel, pelos filmes e matérias simpáticas à homossexualidade na TV a cabo.


3. GOVERNO FEDERAL: Ministério da Educação e Cultura (MEC), por permitir que o contrato de união estável entre pessoas do mesmo sexo sirva de comprovação de renda familiar para participação no PROUNI; Procuradora Geral da República Deborah Duprat, pela sua defesa da união estável homoafetiva e mudança de nome das transexuais; Banco do Brasil, (Piauí), por emitir cartão de conta corrente e poupança com nome social de travestis e transexuais.


4. GOVERNO ESTADUAL: Governador José Serra (PSDB/SP), pela criação da Coordenadoria de Políticas para a Diversidade Sexual, Comitê Intersecretarial de Defesa da Diversidade Sexual e instalação do Ambulatório de Saúde para travestis e transexuais; Governador José Targino (PMDB/PB), pela sanção ao decreto de criação dos cargos de Delegados Titular e Chefe de Cartório para a Delegacia Especializada em Crimes Homofóbicos; Governador Alcides Rodrigues Filho (PP/GO), por oficializar a Dia Estadual de Combate à Homofobia; Governador Eduardo Campos (PSB/PE), pela criação da Coordenadoria LGBT e oficializar a concessão de pensão ao companheiro de funcionário homossexual; Secretaria de Relações Institucionais da Bahia, pela inclusão de representante do movimento LGBT no Conselho Estadual de Juventude.

5. GOVERNO MUNICIPAL: Prefeito e Câmara de Vereadores de Joinville pela oficialização do Dia de Combate à Homofobia; Prefeito de Maricá (RJ) e Colégio Municipal Joana Benedita Rangel, pela realização de oficinas sobre a diversidade sexual; Prefeito de Penedo, (AL) Alexandre de Melo Toledo, pela criação da Coordenadoria Municipal da Diversidade Sexual Social;


6. DEPUTADOS: Deputado Federal Paulo Rubem (PDT/PE), pelo Projeto de Lei propondo a alteração do artigo 1717 do Código Civil, para contemplar as uniões estáveis entre pessoas do mesmo sexo; Deputada Estadual Flora Izabel (PT/PI), pelo projeto de lei que garante a travestis e transexuais a identificação pelo nome social em documentos.


7. VEREADORES: Vereadora Sandra Marrocos (PSB/PB), pela criação da Frente Parlamentar Contra Crimes Homofóbicos; Vereadora Marta Rodrigues (PT-BA), pela apresentação de projetos de criação do Centro de Referência LGBT de Salvador; Vereador Kiko de Barra do Garças (PT/MT) pelo projeto de lei que institui o Dia Municipal de Combate à Homofobia; Vereadores Marcelo Biriba (PTdoB/RJ) e Eduardo Costa (PRB/RJ) da Câmara Municipal de Mesquita, (RJ), pela instituição do Dia de Combate à Homofobia; Vereadora Fátima Rosa (PT/ Ribeirão Preto/SP), pela aprovação da lei que institui a Semana do Orgulho GLBT.

8. ACADEMIA: Universidade de São Paulo (USP), pela criação do Programa de Estudos da Diversidade (Homo)Sexual (PEDHS); Conselho de Moradia Universitária da Universidade Federal de MG, por expulsar aluno homofóbico que agrediu residente gay.

9. JUSTIÇA: Tribunal de Justiça de Mato Grosso e juíza Edleuza Zorguetti Monteiro da Silva, por conceder retificação de registro civil a transexual; Tribunal da Justiça Federal de Goiás, por autorizar a um gay americano o direito de permanecer no Brasil com seu parceiro brasileiro; Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, por conceder registro civil de adoção e paternidade a casal gay da cidade de Viamão e juiz Sérgio Maia, pela autorização da adoção de uma criança por viúvo gay após a morte do parceiro; Tribunal Regional Federal da 3ª Região (SP/MS), por conceder pensão a companheiro de servidor público falecido; 1ª Vara Cível de Belo Horizonte (MG), juiz Ronaldo Claret de Moraes, por reconhecer a existência da relação homoafetiva entre duas lésbicas; 5ª Vara de Fazenda Pública (SP), juiz Marcos de Lima Porta pela condenação do Estado a indenizar um gay agredido por grupo de skinheads; Juizado da Infância e Juventude de Goiânia, juiz Maurício Porfírio, por conceder a adoção de criança por casal de lésbicas; Juiz da Vara de Registro Civil de Salvador, (BA) Nelson Cordeiro, pela sentença favorável à mudança de nome da vereadora transexual Leocrete do Brasil; Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará, juiz Cláudio Rendeiro, por garantir o direito a visitas íntimas à detentos homossexuais.

10. MINISTIÉRIO PUBLICO: Ministério Público Federal de São Paulo, Procurador Jefferson A. Dias, pela ação civil contra Plano de Saúde Omint por discriminar parceiro homossexual; Ministério Público Federal do Piauí, por ajuizar ação permitindo a parceiros de união estável o direito de incluir seus parceiros como dependentes na declaração do Imposto de Renda; Defensoria Pública de Bauru (SP) defensora Márcia Rossi Coraini e Ministério Público de SP, juíza Rossana Teresa Curioni, por autorizarem a transexual o direito de mudança de nome no registro civil sem necessidade da cirurgia de transgenitalização; Defensoria Pública de Mato Grosso, defensora Danielle Cristina Doriléo, pela do concessão do direito de retificação de registro civil de uma transexual; Procuradoria Geral da República, por solicitar ao Supremo Tribunal Federal convocação de audiência pública para o reconhecimento da união homoafetiva.
Fonte: Mundo Mais

0 comentários: