Início

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Famosos Assumidos: Gregory Efthimios Louganis



Gregory Efthimios Louganis (29 de janeiro de 1960) é um ex-saltador para a água norte-americano. Ex-bailarino, foi um dos maiores fenômenos na categoria olímpica de saltos ornamentais. Louganis foi considerado entre as Olímpiadas de 1976 e 1988, o melhor do mundo nas competições de plataforma e trampolim, pelas quais ganhou cinco medalhas olímpicas.
Em Seul ficou com a medalha de ouro na competição de trampolim de 3 metros mesmo depois de errar o cálculo e bater a cabeça na ponta da tábua de madeira em um dos saltos. Ele tentava um duplo salto mortal, de costas no trampolim de três metros. Levou cinco pontos. Ele disputou as finais com um pedaço da cabeça raspada, revelando os pontos cirúrgicos.

Louganis já havia chocado outra vez com a plataforma em 1979, em Moscou, quando ficou desmaiado vinte minutos. Em 1983, durante os Jogos Universitários Mundiais de Edmonton no Estados Unidos, o jovem atleta soviético Sergei Chalbashbili fazia suas evoluções na plataforma de dez metros quando bateu a cabeça contra o bloco de cimento e morreu na hora. O competidor seguinte era Louganis, na época com 23 anos, que sentiu um ligeiro tremor nos degraus da plataforma, no momento da pancada de Chalbashbili, mas não viu a queda do adversário. Reparou na água suja de sangue. As provas continuaram e ele venceu a competição.

Numeros de Greg Louganis

Jogos Olímpicos:

Prata Montreal 1976 Plataforma de 10 m
Ouro Los Angeles 1984 Prancha de 3 m
Ouro Los Angeles 1984 Plataforma de 10 m
Ouro Seul 1988 Prancha de 3 m
Ouro Seul 1988 Plataforma de 10 m

Sou Gay...
No começo dos anos 90 surpreenderia a todos novamente ao revelar sua homossexualidade e sua condição de portador do vírus da aids no livro "Breaking The Surface". O livro se tornou sucesso de vendas em pouco tempo e foi adaptado para as telas com título homônimo (nas locadoras brasileiras o filme é encontrado sob o nome "Rompendo Barreiras"). A autobiografia traça sua história desde a infância conturbada, onde iniciaram seus problemas de relacionamento pessoal, principalmente com o pai adotivo. Na adolescência viria a ter problemas com o alcoolismo. Seu desempenho nos bancos escolares era medíocre, só mais tarde quando já era popular como atleta entre os colegas descobriu-se que sua dificuldade em aprender devia-se a um problema de dislexia.

Vivia na piscina de sua casa, saltando do pequeno trampolim. Incentivado pelo treinador do time estudantil John Anders, partiu para o Arizona para se aperfeiçoar com o primeiro medalhista olímpico Sammy Lee. Aos 16 anos ganha a medalha de prata nas olimpíadas de 1976.

Seu primeiro namorado foi Kevin, um colega de curso. Chegaram a morar juntos, mas a popularidade de Greg e o medo que sua homossexualidade fosse descoberta acabaram por separá-los. Mais tarde viria a manter relacionamento sólido com um homem mais velho, Tom Barrett, que se tornaria seu empresário e passaria a controlar sua fortuna e a exploração de sua imagem. Greg fazia vista grossa à postura autoritária e às escapadas de Tom, embora alertado por amigos e parentes. Descobriria mais tarde que ele levava uma vida dupla, era garoto de programa à noite. Foi ele que transmitiu o HIV a Greg.
Greg divide atualmente seu tempo entre seus cães e os grupos humanitários que apóia, incluindo centros de reabilitação de drogados e alcoólatras e organizações para disléxicos.


0 comentários: