Início

quarta-feira, 3 de março de 2010

Uma reflexão sobre "o caso Dourado"


Fiquei um pouco espantado com os números da votação, tanto com relação ao total de votos (92 milhões) quanto, principalmente, com os percentuais... Isso desencadeou uma série de questões para as quais eu já parecia estar “acordando” (no sentido de deixar de sonhar mesmo).
Sim, sonhar. Ver, no início do BBB 10, três “coloridos” tão abertamente coloridos me deixou esperançoso. Despertou em mim um sonho recôndito de ver uma sociedade que convivesse com a diferença, em destaque, com a homossexualidade. Todos (quem são todos?) diziam: Boninho consegue uma façanha!!! No próprio TVHG foram vários textos e comentários. Era a nossa vitória!
Mas... Tentando interpretar os números... Dourado obteve 11% de 92 milhões de votos, pouco mais de 10 milhões. Enquanto Cacau (que eu particularmente gostava) obteve 62% (57 milhões). Que coisa! Ele: grosso, mal educado, arrogante. Ela: gentil, linda, gostosa. Por quê?
No final de semana, um amigo meu hétero me disse que estava recebendo várias correntes de e-mails (dos amigos héteros dele) para que votassem a favor do Dourado (isso foi antes da formação do paredão). Ele ainda disse: “mas e-mails de zuação mesmo, de boa”.
Sempre admirei no Dourado sua capacidade de ver e compreender o jogo, o que se passa dentro e fora do BBB. Será que essa sua capacidade se estende para o mundo real? Parece que sim. Dourado se transformou em um ícone de resistência, como ele mesmo disse “do orgulho hétero”, dentro do BBB 10. Ele é o único que não se contamina pelo clima “colorido” da casa. O único que não se deita com Serginho, que mantém distância. Por quê? Talvez porque ele saiba que somos minoria. Basta que 5,0 milhões de pessoas que pensam como ele votar 10 vezes e ai estão os votos da Cacau. Nós não conseguimos o mesmo nível de união.
Talvez nós tenhamos contribuído para passar isso para a sociedade: que Dourado é símbolo da resistência à homossexualidade. Eu mesmo achei perigoso quando vi pela primeira vez seu posicionamento no TVGH tão “anti-Dourado”. Logo que vi já pensei que isso poderia se virar contra nós. Como “ação e reação”. Ele é a reação à ousadia do Boninho. E veio no mesmo grau. Parece que o “grande público” está fechando os olhos às grosserias desse personagem-símbolo, às tolices que diz (como aquela afirmação sobre a contaminação por HIV), à sua arrogância e petulância... Estão abrindo mão, pois, para usar o termo do Dicesar, ele é “o que tem para hoje” para eles.
Começo a me preocupar com o simbolismo de uma possível vitória de Dourado no BBB 10. Será a vitória da “resistência hétero” à edição mais gay do BBB? Seria um retrocesso? Um avanço? Ou simplesmente nada? Ele NÃO é a pessoa mais legal da casa, a mais popular, a mais comunicativa, extrovertida... Nada disso. Mas então por que tanta força?
Começo a voltar à realidade. Não é um “mero BBB” que mudará uma sociedade. Mas também não sou pessimista, só estou tentando ser realista. Mas penso que nosso sonho, do qual estamos falando, demore mais para se tornar realidade. Então, qual seria nosso papel e, especificamente, seu papel como defensor “da causa gay”?
Penso agora no novo filme sobre Mandela, Invictus. Adorei o filme. Posso até ser “acusado” de romantismo. Mas gostei da estratégia de Mandela de mudar a política do “olho por olho, dente por dente”. Talvez não precisemos ficar contra o Dourado. Podemos simplesmente ser nós mesmos. Mostrar que temos conteúdo, que somos pessoas dignas, legais, sérias quando preciso, competentes...
Como o público tem nos visto? Como alguém que se cansa rápido, sem garra, que parece o que o Dicesar está demonstrando. Ou como alguém mimado e infantil, que só quer diversão, como o Serginho. Ou como alguém com mania de perseguição, como a Morango?
Talvez seja a hora de ao invés de simplesmente exigir que sejamos aceitos, começar a tentar compreendê-los e dialogar, mostrar (aos poucos) o que pensamos, as dúvidas que já enfrentamos, os medos, as agonias, as (não) escolhas... Ao invés de sair acusando todos aqueles que se opõe a nós de homofóbicos, nazistas ou qualquer outro termo que se refira à divisão de “raças”, tentar conviver, nos inserir na sociedade. Mas de forma natural, sem exigir tanto... Mais ao “estilo Mandela”...


Rafael Aquino Santiago
Belo Horizonte
rafaaquino@yahoo.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Particulanente nunca torci pelo Dourado e se tiver que escolher entre ele e o
Serginho, escolho ele. O Serginho é o tipo de gay que só quer aparecer;fica fazendo tipo,teatro sem realmente ser natural. Lhe falta postura e respeito para os coloridos do Brasil. Veja o Dicesar como ele tem uma postura diferente.
Isso só me fez antipatizar com ele e torcer para que ele saia logo.
Ser Gay não é ser diferente, e ser vc mesmo como vc é no reduto do seu lar, mas sempre se mostrando humilde,respeitávável e amável.

Anônimo disse...

Sinceramente,este caso Dourado já significa se não sua vitória um dos finalistas, acho que o publico brasileiro adora realmente ver na telinha um VALE APENA VER DE NOVO, pois para mim o que esta acontecendo é uma reprise e pena que este mesmo publico não saiba ver os valores dos outros que ainda estão na casa.
O BBB 10 pra mim acaba por aqui!

Anônimo disse...

Oi, boa noite , definitivamente hoje dia 03 de março foi o ultimo dia que assisti ao big brother br, não iria assiti hoje, mas resolvi assisti para tentar compreender o porque da cacau ter saído, mas até agora não entendo.
Será que sentimentos por mais que sejam confusos e duvidosos não são válido neste país. ela tirou o de elieser da reta por gostar dele ai o povão tira ela, mas niguem vê as duas caras de dourado que manipula as pessoas irritando-as e depois afagando-as de maneira hipocrita, ele grosseiro, ignorante, retardado. Bom não falo isso por ser gay e esta afavor dos coloridos, como sempre digo gosto das pessoas pelo que elas são, adorava a cacau e a morango. num debate onde morango defende seu ponto de vista e fica decepcionada e vai desabafar com amigos é ser x9 mas fazer intriga e combinar voto para detonar alguem não é. fico mais indgnado com o povo brasileiro com a morango ate entendi pois ela é gay e tem todo aquele preconceito não justificavel mas existente, e com a cacau o que houve ela foi sincera e honesta com seus sentimentos e por isso rodou. Affffffffffffffff


Tow super decepcionado, o bRASIL merece os politicos que tem
esse povao merece mesmo essa vida
pois pensando deste jeito que nem dourado é que eu tenho menos orgulho de ser brasileiro como eles. Mas me orgulho de ser brasileiro como nós pessoas não apenas gays mais de mente aberta livre de idiotices e preceito caretas e antiquados




Viva, adoro sewr como eu sou
e adoro ser gay!!!!!!!!!!!!!!



VAleu fernado e bom trabalho sou leitor assiduo e se discordar do que eu digo pode falar!!!
jose_junior23@hotmail.com


xau