Início

terça-feira, 9 de março de 2010

Paraná autoriza uso do nome social de trans e travestis nos formulários da Saúde


Uma resolução encaminhada pelo Conselho Estadual de Saúde e assinada pelo secretário de Saúde do Paraná, Gilberto Martin, nesta segunda-feira, dia 8, garante o direito do uso do nome social de travestis e transexuais nos feitos nos serviços públicos de saúde do estado.
A proposta determina que fichas de cadastro, formulários, prontuários, sejam feitos no nome feminino (com registro do nome que conta no documento porém com o nome que a pessoa prefere ser chamada ao lado) mas não diz que o tratamento seja dispensado no feminino, embora isso já aconteça.
“Fazer uma resolução, destinada a todos os serviços de saúde do Paraná, que assegura as travestis e transexuais o direito de se apresentar com o nome que elas próprias escolheram e que elas são conhecidas na comunidade é uma vitória. É o exercício da democracia. Esta é mais uma forma de mostrar que a Secretaria de Estado da Saúde respeita o cidadão paranaense, respeita a identidade de gênero. Queremos que o Paraná sirva de exemplo para o país”, afirmou o secretário Gilberto Martin.
Par ao presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays Bissexuais, Travestis e Transexuais, Toni Reis, “As travestis e transexuais representam uma parcela importante da população. Elas são vítimas corriqueiras de violência e tem dificuldade para acessar os serviços públicos de saúde e de educação. Com esta resolução, a situação tende a melhorar”.


Fonte: Revista Lado A

0 comentários: