Início

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Raio X: Harvey Bernard Milk - Parte IV

Forças historicamente mais amplas


O inexperiente movimento dos direitos dos homossexuais teve ainda que encontrar oposição organizada nos Estados Unidos. Em 1977 alguns ativistas gays bem conectados em Miami foram capazes de aprovar uma norma sobre direito civil que tornava ilegal a discriminação baseada em orientação sexual no Condado de Dade. Um grupo bem organizado de cristãos fundamentalistas conservadores reagiu, dirigido pela cantora Anita Bryant. Sua campanha foi intitulada Salvem Nossas Crianças, e Bryant argumentava que a norma transgredia seu direito de ensinar a moralidade bíblica às crianças. Bryant e a campanha recolheram 64.000 assinaturas para pôr o assunto em votação em todo o condado. Com os fundos levantados em parte pela Comissão de Cítricos da Flórida, da qual Bryant era a porta-voz, fizeram propagandas na televisão que contrastavam a Parada do Orange Bowl com a Parada do Dia da Libertação Gay de São Francisco, indicando que o condado de Dade seria transformado em um "viveiro de homossexualidade" onde "homens … pulam com meninos pequenos ".
Jim Foster, então o organizador político mais poderoso em São Francisco, foi a Miami ajudar os ativistas gays enquanto o dia da eleição se aproximava, e um boicote de âmbito nacional de suco de laranja foi organizado. A mensagem da campanha Salve Nossas Crianças era influente, e o resultado foi uma derrota esmagadora para os ativistas gays; no maior comparecimento em uma eleição especial na história do condado de Dade, 70% votaram pela revogação da lei.


Apenas política
Os conservadores cristãos foram inspirados por sua vitória, e viram uma oportunidade para uma nova e eficaz causa política. Os ativistas gays ficaram chocados ao virem quão pouco apoio tinham recebido. Uma demonstração espontânea de mais de 3.000 residentes do Castro formou-se na noite da votação da lei do condado de Dade. Os gays e as lésbicas estavam simultaneamente irritados, cantando "Fora dos bares e tomem as ruas! ", e jubilosos em sua resposta apaixonada e poderosa. O jornal The San Francisco Examiner relatou que membros da multidão retiravam outros dos bares ao longo das ruas Castro e Polk para participar da manifestação. Milk liderou os manifestantes naquela noite em um trajeto de cinco milhas (8 km) através da cidade, constantemente movendo-se, ciente de que se parassem durante muito tempo haveria um motim. Declarou, "Este é o poder da comunidade gay. Anita vai criar uma força gay nacional." Os ativistas, no entanto, tiveram pouco tempo para se recuperar, porque a cena se repetiu quando leis de direitos civis foram derrubadas por eleitores de Saint Paul (Minnesota), Wichita (Kansas) e Eugene (Oregon), ao longo de 1977 e em 1978.
O senador estadual da Califórnia John Briggs viu uma oportunidade na campanha dos cristãos fundamentalistas. Ele planejava eleger-se governador da Califórnia em 1978, e ficou impressionado com o comparecimento às urnas que viu em Miami. Quando Briggs retornou a Sacramento, redigiu um projeto de lei que proibia gays e lésbicas de ensinarem em escolas públicas em toda a Califórnia. Briggs alegou em privado que não tinha nada contra os gays, dizendo a Randy Shilts, "Isso é política. Apenas política." Os ataques aleatórios a gays aumentaram no Castro. Quando a resposta da polícia foi considerada inadequada, grupos de gays patrulharam a vizinhança eles mesmos, em alerta contra agressores. Em 21 de junho de 1977, um homem gay chamado Robert Hillsborough morreu devido a 15 ferimentos de facadas quando seus agressores cercaram-no e gritavam em coro "Bicha!" Tanto o prefeito Moscone quanto a mãe de Hillsborough responsabilizaram Anita Bryant e John Briggs. Uma semana antes do incidente, Briggs tinha defendido sua opinião em uma coletiva à imprensa na prefeitura de São Francisco, onde chamou a cidade de um "monte de lixo sexual ", por causa dos homossexuais. Semanas mais tarde, 250 mil pessoas compareceram à Parada do Dia da Liberdade Gay de São Francisco, o maior número já visto até aquela data em um evento de orgulho gay.
Em novembro 1976, os eleitores de São Francisco tinham decidido reorganizar as eleições de supervisor para escolhê-los em cada distrito em vez de manter a votação aberta a toda a cidade. Harvey Milk qualificou-se rapidamente como o principal candidato do Distrito 5, nos arredores da Rua Castro.


Última campanha

A campanha pública de Anita Bryant contra a homossexualidade e os múltiplos desafios às leis sobre direitos dos homossexuais por todo o país deu combustível aos políticos gays em São Francisco. Dezessete candidatos no distrito de Castro inscreveram-se para a eleição seguinte para supervisor; mais da metade deles eram gays. The New York Times revelou uma legítima invasão de gays em São Francisco, estimando que a população gay era de 100 mil a 200 mil de um total de 750 mil pessoas. A Associação da Vila Castro tinha crescido para 90 empresários; a agência bancária local, anteriormente a menor filial na cidade, tinha-se transformado na maior, forçando a construção de uma ala para acomodar seus novos clientes. Randy Shilts, biógrafo de Milk, notou que essas forças mais amplas da história abasteciam sua campanha

O mais forte concorrente de Milk era o silencioso e pensativo advogado Rick Stokes, que foi apoiado pelo Clube Democrático Memorial Alice B. Toklas. Stokes tinha revelado sobre sua homossexualidade muito antes do que Milk, e tinha experimentado um tratamento mais severo, sendo uma vez hospitalizado e forçado a suportar terapia de eletrochoque. Milk, entretanto, era mais expressivo sobre o papel dos gays e de suas questões na política de São Francisco. Stokes era citado dizendo "Eu sou apenas um homem de negócios que além disso é gay" e expressava a visão de que toda a pessoa normal poderia igualmente ser homossexual. A contrastante filosofia populista de Milk foi repetida ao The New York Times: "Não queremos liberais simpáticos, queremos gays representando gays… Eu represento a população gay das ruas — o gay fugitivo de San Antonio de 14 anos de idade. Temos que compensar por centenas de anos de perseguição. Temos que dar esperança a essa pobre criança fugida de San Antonio. Eles vão aos bares porque as igrejas são hostis. Eles precisam de esperança! Precisam de uma parte do bolo!"
Outras causas eram igualmente importantes para Milk: concentrou-se em creches maiores e mais baratas, transporte público gratuito e na criação de um comitê de civis para vigiar a polícia. Avançou em questões importantes do bairro em cada oportunidade. Usou as mesmas táticas maníacas das campanha eleitorais precedentes: quadros de avisos humanos, horas de aperto de mãos e dúzias de discursos convidando as pessoas gays a terem esperança. Desta vez, até mesmo o The San Francisco Chronicle apoiou-o para supervisor. Ganhou com 30% dos votos contra outros dezesseis candidatos, e depois que sua vitória se tornou evidente, chegou na rua Castro na parte traseira da motocicleta de seu gerante de campanha — escoltado pelo xerife Richard Hongisto — o que um artigo de jornal descreveu como um "benvindo tumultuoso e comovente".
Milk tinha recentemente um novo amante, um homem novo chamado Jack Lira, que estava frequentemente bêbado em público, e muitas vezes era apenas retirado dos eventos políticos pelos assistentes de Milk. Desde a campanha eleitoral para a Assembleia da Califórnia, Milk estava recebendo ameaças de morte cada vez mais violentas. Ciente de que sua visibilidade o marcava como um alvo para homicídio, gravou em uma fita o que desejava que acontecesse se ele fosse assassinado, adicionando: "Se uma bala entrar em meu cérebro, deixe que a bala destrua cada porta do armário".

0 comentários: