Início

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

ABBA integrará o Hall da Fama do Rock


O grupo pop sueco ABBA, que se manteve no topo das principais paradas do mundo entre a segunda metade da década de 1970 e o início dos anos 1980 com sucessos “gays” como Mamma Mia! e Dancing Queen, está entre os novos eleitos para integrar o Hall da Fama do Rock (Rock and Roll Hall of Fame) nos Estados Unidos.

Formado no início dos anos 1970 pelos músicos e compositores Björn Ulvaeus e Benny Andersson e as vocalistas Agnetha Fältskog e Anni-Frid Lyngstad (conhecida como Frida), o ABBA foi eleito em votação realizada entre os mais de 500 integrantes da entidade. Alem do quarteto sueco, as bandas The Stooges, Genesis, The Hollies e o cantor jamaicano Jimmy Cliff também foram escolhidos para fazer parte do Hall. Os músicos concorriam com outros nomes célebres, como Red Hot Chili Peppers, LL Cool J e Kiss.

A 25ª cerimônia de introdução no Hall da Fama do Rock, onde constam personalidades como Beatles, Rolling Stones, James Brown, Queen, Bob Dylan, The Clash e Elvis Presley, acontece no dia 15 de março de 2010, no Waldorf Astoria, em Nova York.

Ao destacar a importância do Abba para a história da música, os diretores da entidade afirmaram se tratar de “um dos grupos que mais vendeu na história da música pop”, além da banda também ser responsável pela inserção da Suécia “no mapa mundial do rock”.

Também terão seu trabalho reconhecido durante o evento os compositores Barry Mann, Cynthia Weil, Elle Greenwich, Jeff Barry, Jesse Stone, Mort Shuman e Otis Blackwell, assim como o executivo da indústria fonográfica David Geffen. Eles receberão o prêmio Ahmet Ertegun, cujo nome é uma homenagem ao lendário fundador da Atlantic Records.
Fonte: Uol Gay

0 comentários: