Início

domingo, 1 de novembro de 2009

Parada Gay neste domingo provoca mudanças no trânsito na Zona Sul

A 14ª Parada do Orgulho Gay promete levar muita alegria para as ruas da Zona Sul do Rio neste domingo (1º). Mas é preciso ficar atento às mudanças no trânsito.
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio), a pista da Avenida Atlântica, em Copacabana, junto à praia será inteditada no trecho entre as ruas Francisco Otaviano e Francisco Sá.
O acesso só será permitido aos trios elétricos que vão participar do evento. A partir das 7h, a via junto aos prédios terá mão invertida no sentido Leme.
A concentração da Parada Gay começa às 13h no Posto 6. O início do desfile está previsto para as 15h. As mudanças no trânsito terminam às 22h.
Segundo os organizadores do evento, está prevista a presença do governador Sérgio Cabral, do ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e de artistas como Letícia Spiller, Fabiana Carla, Teresa Cristina, Gottsha e Leila Maria, cantora do hino oficial da Parada, "O bom é beijar".
As percussionistas do bloco Fina Batucada fazem um esquenta durante a concentração. Na abertura, Jane Di Castro cantará o Hino Nacional.
Esta edição traz a participação de uma "comissão de frente" com oito acrobatas circenses que se apresentam com o primeiro trio oficial da Parada LGBT.
A performance, dirigida pelo carnavalesco Milton Cunha, representa, segundo ele, uma visão de futuro de uma sociedade civilizada, e sobretudo, não-homofóbica. A Parada Gay é considerada o terceiro maior evento oficial da cidade, depois do réveillon e do carnaval, segundos dados da Riotur. O lema deste ano é "Pelo direito de viver e amar livremente. Diga não à homofobia!".
Eles lutam pela criminalização da homofobia, através da aprovação do PLC 122/06, que ainda tramita no Senado Federal.


Ação Orgulho, Saúde, Cidadania e Direitos Humanos


Durante a Parada acontecerá a 2ª Ação Orgulho, Saúde, Cidadania e Direitos Humanos. Ao longo da orla de Copacabana haverá quatro tendas de serviços e informações para a população em geral, além de ações e intervenções culturais.
Serão distribuídos 500 mil preservativos, lubrificantes e folhetos informativos, como incentivo à prevenção das DSTs, Aids e hepatites virais. Além disso, em duas tendas será feita vacinação gratuita contra hepatite B. A intenção é aplicar cerca de 5 mil doses de vacina contra a doença, cedidas pela Secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro.

0 comentários: