Início

terça-feira, 17 de novembro de 2009

EUA: Não seja gay, não fume - sátira vira notícia internacional


Primeiro: tudo não passa de uma brincadeira do programa “The Onion”, mas vários meios de comunicação estão replicando como fato real. Repetindo: é uma brincadeira de um programa de TV americano, uma sátira.

Acaba de ser lançada nos EUA uma campanha nas escolas que busca usar a homossexualidade como arma para combater o tabagismo. A idéia de Centro de Controle de Doenças (CDC) é usar o preconceito e ódio contra gays para criar o mesmo sentimento contra os cigarros. Obviamente, gays de todos os EUA se questionam sobre a campanha homofóbica e sem noção, a verdade é que a campanha nunca existiu e não passou de uma brincadeira bem feita do site de notícias "A cebola".
Dois rapazes se encontram pelos corredores de uma escola e se escondem no banheiro masculino. “Eles estão fumando ou eles são gays? Fumar é gay” diz o comercial. A campanha vai na contra-mão da campanha anti-bulling e seus primeiros resultados foram mostrados com ceticismo. Em breve, ela deve sair dos ambientes escolares e ganhar versões impressas.
O diretor da campanha, Dr. Michael Gains disse no programa Onion News que o uso de táticas antigas como essa são justificáveis quando em uma campanha direcionada às crianças. “Nós basicamente falamos a linguagem deles”, diz o médico do CDC. Mas a idéia é levar a campanha para os adultos, com imagens em carteira de cigarros e vídeos. Pesquisas afirmam que os alunos do primário tem mais medo de serem gays, ou chamados de gays, do que ter enfisema ou câncer.Com abordagem supostamente real, o programa é hilário e brinca com a inteligência dos norteamericanos. Afinal, poderia até ser verdade, se tratando de EUA.



Veja o vídeo em inglês, com legenda: http://www.youtube.com/watch?v=Q2ToRDFZh7s

1 comentários:

Marcio disse...

Noticia complicada nê amigo... É um fato a se pensar.