Início

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Homofobia entra na lista federal de crimes de ódio dos Estados Unidos


O Senado dos Estados Unidos aprovou no último dia 22 a inclusão da violência contra os homossexuais na lista de crimes de ódio do país. O texto foi aprovado por 68 votos a favor e 29 contra e já foi enviado para a sanção, ainda nesta semana, do presidente Barack Obama.

A inclusão da violência contra homossexuais na lista federal (ou seja, no país todo) de crimes de ódio está sendo considerada um grande passo nas leis de direitos civis, mas contou com uma ajudinha para passar. Ela estava em um pacote de medidas de segurança que tem o aval do Pentágono e prevê um orçamento de cerca de 680 milhões de dólares.

Um compromisso entre Câmara e Senado dos Estados Unidos garantiu a aprovação do pacote de medidas, que prevê ações, por exemplo, no Paquistão. Mesmo assim, os republicanos não gostaram da aprovação. "A inclusão do controverso teor da legislação de crimes de ódio, que não está relacionada com a nossa defesa nacional, é profundamente preocupante", disse o senador republicano Jeff Sessions. A medida aprovada já estava há 10 anos aguardando uma atenção especial do Congresso norte-americano. Para garantir a aprovação, os democratas a anexaram à lei de defesa, considerada fundamental e já aprovada na Câmara. Com o nome do estudante assassinado por homofobia Matthew Shepard, ela contempla os crimes motivados por orientação sexual, identidade de gênero e deficiência.

0 comentários: