Início

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Raio X: Filme Filadelfia

Título Original: Philadelphia
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 125 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1993





O filme conta a história de Andrew Beckett, um advogado homossexual que trabalha para uma prestigiosa firma em Filadélfia. Quando fica impossível para ele esconder dos colegas de trabalho o fato de que tem AIDS, é demitido. Beckett contrata então Joe Miller, um advogado homofóbico, para levar seu caso até o tribunal.



Clip Musical do Filme

video







Enredo

Andrew Beckett, de 26 anos de idade, é um advogado formado na Universidade Penn State que é recém-contratado por uma grande firma de advocacia da Filadélfia. Apesar de seu sucesso financeiro, sua aparência jovial e bonita, Andrew tenta fugir do preconceito não mencionando a verdade sobre sua sexualidade e seu estado de saúde. Quando adoece e começa a apresentar-se magro e com os primeiros sintomas da SIDA, confirma-se que ele é portador do vírus do HIV.
Após a notícia se espalhar na empresa, Andrew é sabotado e imediatamente despedido da firma por seus chefes, que se revelam altamente preconceituosos. Andrew tenta contratar um advogado para que possa acionar a justiça e processar a firma, mas ninguém quer assumir seu caso. Numa última esperança, ele vai até Joe Miller, um advogado de pequenas causas que se revela ser secretamente um homofóbico.
No entanto, depois de passarem várias horas juntos, Joe percebe que Andrew é uma pessoa normal como ele, e passam a se respeitar e confiar um no outro. O caso acaba por se tornar muito noticiado na mídia, e Joe luta para mostrar a todos que Andrew foi despedido única e exclusivamente pelo fato de ser homossexual e portador do HIV. O filme apresenta com muita sensibilidade o terrível efeito social da AIDS, a questão do preconceito, sua dor e suas origens, contra homossexuais ou portadores do vírus HIV e a relação mútua e confusa do preconceito frente a estas duas questões na sociedade americana da época.



Elenco



Tom Hanks .... Andrew Beckett
Denzel Washington ....Joe Miller
Jason Robards .... Charles Wheeler
Antonio Banderas .... Miguel Alvare
Joanne Woodward .... Sarah Beckett
Mary Steenburgen .... Belinda Conine
Charles Napier .... juiz Garnett
Prefeito Edward Rendell .... ele mesmo
Karen Finley .... dr. Gillman
Robert Ridgley .... Walter Kenton
Jane Moore .... Lydia Glines
Bradley Whitford .... Jamey Collins
Lauren Roselli .... Iris
Anne Dowd .... Jill Beckett
John Bedford Lloyd .... Matt Beckett
Robert Castle .... Bud Beckett




Curiosidades do Filme:



- Tom Hanks perdeu aproximadamente 12 quilos para interpretar o personagem quando ele estava com AIDS em estágio avançado.

- Filadélfia foi filmado totalmente na sequência de seu roteiro para que Hanks pudesse perder peso para interpretar Andrew com AIDS num estágio mais avançado.

- Segundo o IMDB, 53 atores gays apareceram em várias cenas do filme. No ano seguinte, 43 deles morreram devido a complicações resultantes da AIDS.

-O filme foi o segundo de grande orçamento de Hollywood a mostrar a epidemia da AIDS nos Estados Unidos, seguindo-se a And the Band Played On. É também considerado grande divisor em relação à forma como gays e lésbicas eram apresentados no cinema, abrindo caminho para O Segredo de Brokeback Mountain. No entanto, o fato de os personagens de Hanks e Banderas não se beijarem durante todo o filme (nem na intimidade) trouxe críticas da comunidade LGBT. Numa entrevista ao documentário The Celluloid Closet de 1996, Hanks diz que algumas cenas entre seu personagem e o de Banderas (como a dos dois dividindo uma mesma cama) foram consideradas mais "picantes" e cortadas da edição final do filme. Tal cena foi editada provavelmente para que o filme pudesse receber uma classificação indicativa de 13 anos. Anos mais tarde, ao ser lançado em DVD, o filme apresentava tal cena.

Prêmios
Oscar 1994 (EUA)

Vencedor do prêmio de melhor ator
(Tom Hanks)

Vencedor do prêmio de melhor canção original
(Bruce Springsteen com Streets of Philadelphia)

Indicado ao prêmio de melhor maquiagem
(Carl Fullerton e Alan D'Angerio)

Indicado ao prêmio de melhor canção
(Neil Young com Philadelphia)

Indicado ao prêmio de melhor roteiro original
(Ron Nyswaner)


"ESSE FILME É FACIL DE ACHAR EM LOCADORAS E PONTOS DE VENDAS DE DVD!!! VALE MAIS A PENA ALUGAL DO QUE BAIXAR PELA INTERNET"


CLICA AQUI E DE SUA NOTA PARA NOSSO BLOG TV HG - Tv dos Homens Gays

1 comentários:

Tom disse...

Um dos filmes mais sensíveis que já assisti, vale muito a pena.