Início

sábado, 13 de junho de 2009

Como chegar e ir embora, o que vestir, o que fazer no trajeto. Informações para uma Parada feliz




Esse domingo é dia de Parada Gay em São Paulo, como você já deve saber há muito tempo. Não dá para ter nenhuma previsão certeira de quantas pessoas estarão na Paulista esse dia. Mas é certo que será muita gente. A cidade está bem cheia, basta dar uma voltinha pela noite para ver os clubes e bares gays mais cheios que o normal. Antes de sair de casa é bom ter algumas informações que podem evitar aglomerações e possíveis dores de cabeça. A Associação da Parada do Orgulho Gay preparou um esquema junto da CET e da Polícia Militar para otimizar o trânsito, a segurança e o conforto de todos nesse dia.


Saiba tudo aqui:




Dicas de conforto


Não esquente com o modelão nesse dia. Bermudas, tênis e camiseta são as melhores escolhas e por isso mesmo, as mais chiques. Salto alto só para drags e olhe lá. Óculos escuros também são ótimos, ou viseiras. A previsão afirma que não choverá no domingo em São Paulo, mas as temperaturas não devem passar de 20 graus. É começo de inverno em São Paulo: os dias são quentes e as noites frias.Faça aquela boquinha antes de sair de casa mas não se empanturre. Você vai pular, dançar e suar por quase 3 quilômetros. Centenas de ambulantes vão vender cerveja e água durante todo o trajeto. Churraquinhos de gato e hot dogs também devem marcar presença, mas mesmo se bater aquela larica evite-os. E cuidado com a bebida vendida pelos camelôs, em especial aqueles vinhos baratérrimos. São eles que causam a maior quantidade de ocorrências no pronto-socorro da Parada, segundo informa a Polícia Militar.Leve dinheiro trocado (pouco) para a bebida e deixe para comer no final da festa. Redobre os cuidados com sua própria segurança. É sabido que a quantidade de furtos e roubos é enorme neste dia. Os trombadinhas adoram levar carteira e máquinas fotográficas dos incautos, protegidos pela multidão e pela dificuldade que a própria polícia tem em acha-los no meio daquele povo todo. O ideal é prender a câmera e a carteira na própria roupa ou no corpo, por meio daquelas correntes que podem ser afiveladas no passante de cinto do jeans.




Transporte


O CET vai fechar as transversais da Paulista e da Consolação no decorrer do percurso. O metrô vai aumentar o efetivo do dia, e nos horário de concentração (12h as 14h) e de dispersão (19h as 22 horas) vai funcionar como se fosse o horário de rush de um dia de trabalho. É de longe a melhor opção de chegada e saída. Quem precisar ir de carro, a dica é parar num dos estacionamentos de metrô ou os da Alameda Santos (paralela primeira da Paulista na direção dos Jardins). Pode também deixar o carro em um estacionamento do Centro e subir à Paulista de metrô, para sair pode ser mais fácil, mas há o risco de engarrafamentos gigantes. De qualquer forma, será necessário paciência, o trânsito pesado que se forma na chegada e saída são inevitáveis.Para quem for de metrô no horário de concentração, desça na estação Brigadeiro ou Trianon Masp (linha Verde), ambas estão na direção dos trios. Na volta use o metrô República. Ou caminhe até a Consolação no sentido Jardins para tomar um táxi para zona Sul e Oeste. Desça a São Luiz até a Consolação se seu destino for as zonas Leste e Norte para encontrar um táxi.




Concentração


Ao meio dia começa a a abertura oficial da Parada através do primeiro trio na Paulista. O trânsito de carros já estará fechado em uma das pistas desde as 11 horas e também nas transversais entre a Brigadeiro Luis Antônio e a Itapeva. É bom, a partir desse horário, evitar ir para a região de carro.Do meio-dia às 14 horas, os trios elétricos estarão a postos e começam o trajeto. Desta vez os trios percorrerão a pista contrária ao fluxo tradicional na Paulista, por conta das obras do metrô na Consolação com a Paulista. Portanto os trios irão na contra-mão pela pista Consolação-Paraíso.




Trajeto


Passaremos pelos mesmos lugares que o ano passado: do Masp até a Consolação, então caminharemos até a Praça Roosevelt. A massa de gente deve começar a virar a Paulista para descer a Consolação às 14h. Em todo o trajeto estarão 300 banheiros químicos. Mas é para usá-los para seu fim primeiro, não para pegação, hein.... Serão três unidades de socorro no percurso _um no Masp, outro no recuo do Cemitério da Consolação e o último na Rossevelt. Ao lado deles ficarão os postos da Polícia Militar. Um posto extra será colocado na esquina da Paulista com a Consolação para ajudar na virada.Também haverá 10 ambulâncias a postos para emergências (duas delas são UTIs), todos terão médicos e paramédicos.




Dispersão


Os trios elétricos descem toda a Consolação e param de tocar em frente à Igreja.




Segurança


Dois mil policiais militares farão a segurança junto de mais 350 contratados pela Associação. Os policiais estarão em todo o percurso, como um cordão de proteção e os seguranças particulares dispersos no meio da multidão. Haverá uma equipe formada por voluntários que servirão de apoio, eles estarão com uma camiseta branca e devem ser procurados para qualquer dúvida ou problema.

0 comentários: