Início

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Gays continuam proibidos de doar sangue


Os homossexuais devem continuar proibidos de doar sangue no Brasil, pelas novas regras sobre o assunto, que foram propostas na quarta-feira (2) pelo Ministério da Saúde, continuam vetando a participação de homens que tenham feito sexo com outros homens nos 12 meses anteriores à doação, mesmo que eles usem camisinha.
O ministério publicou no Diário Oficial da União uma proposta sobre as regras de doação de sangue, que agora entra em consulta pública por 60 dias, para que a sociedade dê sugestões sobre o tema.
O governo vai receber sugestões e alterações da comunidade científica e outras organizações, mas a última palavra sobre o assunto ficará mesmo com a administração federal.
De acordo com o texto, deve ser considerado inapto temporário para a doação o “homem que tenha tido relação sexual, oral ou anal, ativo ou passivo, com outro homem”, independentemente da orientação sexual. Também não podem doar sangue as mulheres que tenham feito sexo com esses homens.
A resolução anterior, feita pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em junho de 2004, continha a mesma proibição, mas não detalhava o tipo de relação (oral, anal, passiva ou ativa).
Em geral, as relações de sexo anal, também praticadas por heterossexuais, apresentam mais riscos de transmissão de HIV, em razão de o tecido da área ser mais sensível do que o da vagina.
A justificativa da Anvisa para limitar especificamente esse público são estudos que indicam que a prevalência do HIV é maior entre os gays, apesar de o contágio do HIV estar equilibrado entre heterossexuais e homossexuais. A agência reguladora diz que “todos os trabalhos” apontam que esse tipo de proibição ainda é necessária.


Fonte: redeimprensalivre.com.br

0 comentários: